quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Saci Pererê sem cabeça

Especialmente pra você que acredita em Censo, apuração do TRE e no IBOPE:

Mesmo com apagão Ibope não abaixa audiência da Globo

Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery


O blecaute que atingiu 18 Estados e o Distrito Federal na noite de quarta-feira e início da madrugada de ontem, afetando diretamente a vida de milhões de pessoas, deixou perguntas sem respostas e foi mais um gerador de fatos com consequências ainda sem melhor compreensão.
O Ibope, em São Paulo, entre eles.
No momento do "apagão", 22h13, a TV Globo registrava 30,3 pontos. Se a pane atingiu todos os lares, inclusive aqueles dotados do peoplemeter, aparelho que mede a audiência, presume-se que a queda deveria ser imediata. Considerando-se o residual, alguma coisa como 2 ou 3 minutos depois. Mas não foi isto que aconteceu. Só às 22h30, a Globo foi dar 0,9. Chamado a se manifestar, o Ibope, através da sua Assessoria de Imprensa, enviou a nota abaixo:
Diante da pane elétrica ocorrida em diversos estados do Brasil na noite de ontem (10/11), informamos que:
- Em todas as regiões onde o IBOPE Mídia afere eletronicamente o consumo regular de TV, a coleta de dados é realizada via Peoplemeter e a transmissão é feita através do módulo de telefonia celular (de uso exclusivo para o envio) por meio da internet;

- O IBOPE Mídia conta com uma estrutura preparada para o recebimento das informações coletadas, independente da ausência de energia elétrica, uma vez que possui geradores próprios de energia em sua central; - Porém, diante do ocorrido, os domicílios que fazem parte da amostra não tiveram capacidade de transmitir os dados a partir das 22h20;
- O IBOPE Mídia está trabalhando na análise das informações que foram recuperadas, para garantir que as mesmas sejam disponibilizadas hoje ao mercado, seguindo o padrão de qualidade da empresa.


Nenhum comentário: