quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A FIFA é fod#@



Na 'Folha' de hoje:

Até boteco terá de pedir à Fifa, em inglês, para exibir a Copa
Não basta só decorar com bandeirinhas verde-amarelas e colocar muita cerveja na geladeira. Qualquer local que pretenda fazer exibições públicas de jogos da Copa do Mundo deste ano terá de solicitar autorização diretamente à Fifa.
Ainda que a reunião em torno da TV ou do telão não tenha fins comerciais, como em escolas ou hospitais, é preciso pedir permissão ao sorganizadores.
Todas as informações e os documentos a serem preenchidos estão, em inglês, no site da Fifa (www.fifa.com/worldcup/organisation/publicviewing/index.html).
Se a exibição for autorizada, a pessoa ou empresa interessada ainda deverá submeter a solicitação, já com o aval da Fifa, à emissora que detém os direitos de transmissão em cada país -a Globo, no caso do Brasil. A Fifa informará um e-mail da emissora para o qual o pedido deve ser encaminhado.
Até a Copa anterior, a Globo era responsável pelas autorizações no Brasil. Este ano, a Fifa decidiu centralizar os pedidos no mundo todo e cobrará taxas, com valores a serem negociados, de quem quiser organizar eventos com fins comerciais.
A Fifa pode vetar eventos com patrocinadores "incompatíveis" com a Copa. Normalmente, quem denuncia à Fifa ou à Globo bares e restaurantes que exibem jogos sem autorização são seus próprios concorrentes. Nesse caso, o local pode ser processado.