segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Viagra

Há vagas para quarentões

De 2006 para 2007, oferta de emprego para trabalhadores entre 40 e 49 anos cresceu 182%

FABIO LEITE, f.leite@grupoestado.com.br

Os trabalhadores quarentões da Cidade de São Paulo encontraram o caminho de volta ao mercado formal em 2007. A contratação de pessoas entre 40 e 49 anos com carteira assinada na Capital cresceu 182% ante 2006, segundo a Pesquisa Municipal de Emprego e Desemprego (PED Municipal). Esse estudo, que foi divulgado pela primeira vez ontem, será mensal e é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O levantamento mostra que com este aumento expressivo a participação dos trabalhadores desta faixa etária no saldo total de empregos criados na Cidade subiu de 2,8% em 2006 para 6% no ano passado. Os jovens entre 18 e 24 anos continuam liderando a participação relativa no saldo com 60% do total.

Para o secretário municipal do Trabalho, Geraldo Vinholi, que apresentou ontem os dados pela primeira vez, o crescimento das oportunidades para os quarentões é um reflexo das exigências do mercado de trabalho na Capital. “A pesquisa comprova que as empresas hoje estão procurando pessoas com mais experiência e mais bem capacitadas.” Pela pesquisa, o principal setor empregador na Capital em 2007 foi o de serviços, com 56,8% dos trabalhadores.

Para o especialista em relações de trabalho, o sociólogo José Pastore, uma explicação para este fenômeno é que a expansão do mercado está demandando uma mão-de-obra de qualidade, que muitas vezes falta nos trabalhadores mais jovens. “Outra explicação é que tem havido a expansão de certos serviços para os quais as pessoas mais velhas estão se revelando bastante adequadas, principalmente nas relações de atendimento”, diz.

É o caso do vendedor José Renato Semeros, 41 anos, que depois de sete anos fazendo ‘bicos’ vendendo autopeças, ramo com o qual trabalha há 22 anos, conseguiu em novembro do ano passado um emprego com carteira assinada numa revendedora. “Por muito tempo tive dificuldade de arrumar trabalho por causa da idade”, lembra. “Hoje, sinto que eles valorizam minha experiência porque sirvo também como orientador para os mais jovens”, completa o único quarentão dos 25 funcionários de sua equipe.

Outro resultado positivo do PED Municipal, comemorado pela administração municipal, foi a diminuição da participação de jovens com menos de 17 anos no saldo total de empregados em 2007. Segundo a pesquisa, o porcentual caiu de 10% em 2006 para 8% no ano passado. “É um dado para se comemorar porque eles devem estar trocando o trabalho pela escola”, diz Pastore.

Conhecendo o mercado

Presente no lançamento da pesquisa municipal, o prefeito Gilberto Kassab afirmou que a “nova ferramenta é de fundamental importância para que a Prefeitura possa conhecer melhor a realidade do mercado de trabalho da Cidade e direcionar melhor as políticas públicas para a geração de emprego.”

Segundo Vinholi, um outro mapeamento, agora com as empresas, será apresentado nos próximos dias. “Assim nós vamos saber onde estão as ofertas de emprego na Cidade.” Embora não tenha estipulado prazo, a Prefeitura informou que pretende detalhar ainda mais a pesquisa com a divisão de empregos por zona da Cidade.

ONDE BUSCAR UMA VAGA

CAT - Centro de Apoio ao Trabalho

De seg. a sex. das 7h às 16h. Postos em Interlagos, Lapa, Itaquera e Santana. Veja o site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho

CST - Centro de Solidariedade

Atendimento de seg. a sex. das 7h às 16h. Possui postos na Liberdade e em Santo Amaro. Consulte o site www.cst.org.br

PAT - Posto de Atendimento

Da seg. a sex. das 8h às 17h. Possui postos em 23 endereços da Capital. Mais informações no site www.emprego.sp.gov.br

Nenhum comentário: