sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O bicho vai pegar...


Alerta Especial da MetSul: Intenso ciclone extratropical e frente fria podem trazer transtornos para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário meteorológico muito preocupante que vai se estabelecer no Sul e parte do Sudeste do Brasil nesta sexta-feira e durante o fim de semana. Um centro de baixa pressão vai se deslocar do Norte da Argentina para o Sul do Brasil entre sexta-feira e sábado, instabilizando muito a atmosfera na região com chuva forte a localmente intensa com risco ainda de temporais isolados de vento e granizo. A instabilidade no Rio Grande do Sul nesta sexta deve ser mais forte principalmente na Metade Oeste, mas as demais áreas do Estado do Sul estarão sujeitas a tempo severo, sobretudo da tarde para a noite.

No sábado, o centro de baixa pressão vai estar se aprofundando muito e trazendo valores de pressão atmosférica em superfície entre 995 hPa e 1.000 hPa para diversas localidades, proporcionando condições para o registro de chuva forte a torrencial, principalmente nas Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ao longo do sábado, o sistema de baixa estará adentrando o Oceano Atlântico, onde pode deve se converter em um ciclone extratropical maduro e com acentuado aprofundamento, podendo caracterizar o que se chama de ciclogênese explosiva ou bombogênese (formação de ‘bomba meteorológica'), isto é, um ciclone que apresenta queda de pressão em seu centro de 24 hPa ou mais em 24 horas.

Nenhum comentário: